quarta-feira, 7 de março de 2012

APOEL ELIMINA LION DA FRANÇA

n

Michel Bastos perde pênalti, e time francês cai diante da grande zebra da Champions na temporada

Por GLOBOESPORTE.COMNicósia, Chipre

Com quatro brasileiros e três portugueses entre os titulares, o Apoel, principal zebra da Liga dos Campeões, superou o Lyon nos pênaltis depois de uma vitória por 1 a 0 no tempo regulamentar - na ida os franceses haviam vencido por 1 a 0 - e conseguiu uma inédita vaga nas quartas de final. O brasileiro Manduca marcou o heróico gol que manteve os cipriotas na briga, mas foi expulso no fim da prorrogação. Nas penalidades, Lacazette e Michel Bastos perderam as cobranças, o que garantiu o avanço dos "luso-brasileiros" na competição.
apoel x lyon comemoração (Foto: Reuters)Jogadores comemoram a vitória mais importante da história do futebol cipriota  (Foto: Reuters)
Postura de gente grande
Apesar do favoritismo do Lyon, o Apoel soube se impor e o gol não tardou a sair. Aos nove minutos, o camisa 10 e capitão Charalambides fez boa jogada individual, mas quase deixou a bola escapar. Em um "último suspiro", o meia tentou um carrinho e conseguiu realizar o cruzamento. A bola passou pela área e sobrou livre para o brasileiro Manduca tocar para o fundo do gol sem muito esforço.
Sem conseguir conter o domínio cipriota, o Lyon teve apenas uma chance de perigo, que saiu sem querer. Aos 24 minutos, o meia brasuca Ederson cobrou falta da ponta esquerda. A intensão era a do cruzamento, mas a bola fez curva inusitada e quase foi parar dentro do gol. Atento, o goleiro Chiotis conseguiu espalmar para cima do gol.
Ederson Lyon Nuno Morais Apoel (Foto: AP)Ederson tenta passar pelo português Nuno Morais (Foto: AP)
Entregando o ouro
Nervosa e violenta, a defesa do Lyon quase garantiu a classificação do Apoel. Aos oito minutos, o time do Chipre cobrou falta levantando a bola na área francesa, e Sissoko cabeceou contra o próprio gol, jogando a bola para o travessão.
Aos 42, os defensores deram mais um susto na torcida. O meia Aílton driblou Gonalons com muita categoria e seguiu em direção a área adversária. Marcado por dois, o brasileiro resolveu se jogar. O estádio inteiro pediu pênalti, mas o árbitro mostrou cartão amarelo para o jogador.
No início da prorrogação, foi a vez da zaga do Apoel testar os problemas cardíacos da torcida. Aos dois minutos do primeiro tempo, depois de cobrança de falta para o Lyon, Paulo Jorge cabeceou contra a própria meta, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Michel Bastos Lyon x Apoel (Foto: EFE)Manduca, autor do único gol da partida, recebe marcação de Michel Bastos (Foto: EFE)
Jogo do quase
As duas equipes estiveram próximas do gol salvador. Todavia, foram poucas as oportunidades que realmente ofereceram perigo. A melhor chance do Lyon na prorrogação surgiu através de um escanteio. Koné cabeceou para baixo, mas o goleiro conseguiu fazer uma defesa complicada. Aos oito do segundo tempo da prorrogação, Trickovski ficou de frente para o goleiro, mas a marcação atrapalhou a tentativa do chute, e a bola passou por cima do gol.
Penalidades
O Apoel aproveitou as quatro penalidades. No Lyon, Lacazette perdeu a quarta cobrança, e Michel Bastos falhou na quinta tentativa, confirmando a vaga para a equipe do Chipre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário