domingo, 19 de outubro de 2014

Autor do gol mais rápido do Brasileirão já fez gol no Compare


Nivaldo, ex-atacante do Náutico, fez história ao balançar as redes com oito segundos do primeiro tempo, contra o Atlético-MG, em 1989, e torce para não ser superado

Por Palmares, PE
Neste sábado, 18 de outubro de 2014, um pernambucano ainda comemora um gol marcado no ano de 1989. Nivaldo Soares de Oliveira Filho, ex-atacante do Náutico, celebra um fato histórico. A data marca os 25 anos do tento mais rápido do Campeonato Brasileiro. Contra o Atlético-MG, Nivaldo colocou seu nome na história da maior competição nacional, com apenas oito segundos de jogo e o Estádio dos Aflitos lotado.
O autor da façanha mora na cidade de Catende, na Zona da Mata Sul do Estado, e atualmente dá aula em uma escolinha de futebol no município de Palmares, na mesma região. Segundo Nivaldo, mesmo tendo marcado o gol há mais de duas décadas, as memórias daquela jogada nunca falham.
Nivaldo - Gol mais rápido Brasileirão (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)Autor do gol mais rápido do Brasileirão, Nivaldo comemora os 25 anos do tento (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)
- Assim que a bola rolou, foi muito importante a saída rápida entre os atacantes Bizu e Augusto. Entrei em diagonal e vi os adversários abrindo, chutei mais ou menos na intermediária, quase próximo da meia lua da área, à meia altura do gol do goleiro Rômulo. Foi uma alegria só. 
Mesmo com a rapidez com que o gol foi marcado, o ponteiro direito, como era chamado na época, revelou que não tinha dimensões da importância da jogada. O atleta só teve noção do que tinha feito quando terminou a partida e a imprensa o alertou.
Nivaldo - Gol mais rápido Brasileirão (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)Nivaldo mora no interior de Pernambuco e sonha em voltar a brilhar nos campos (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)


 Só depois que o jogo terminou tive a ideia do que foi o gol"
Nivaldo
 - Só depois que o jogo terminou tive a ideia do que foi o gol. Todos os radialistas e a televisão em cima de mim. Só aí tive a noção do que fiz dentro de campo. Até hoje sou conhecido por ter feito o gol mais rápido da história do Brasileiro até o momento. Espero que meus adversários não consigam me superar, estou secando - brincou o ex-atacante.
Por falar em adversários, o ex-atacante já chegou perto de perder o posto. Em 2008, Dinei, ex-Vitória, marcou aos nove segundos, contra a Portuguesa. Sorte do pernambucano, que por um segundo não deixou escapar a marca histórica.
No currículo dele também estão passagens por Cruzeiro, Ponte Preta e Sport. Aposentado dos campos, ele não quer deixar o futebol. O atual objetivo do autor da pintura é se tornar auxiliar técnico da equipe do Palmares Futebol Clube no próximo ano, mas até lá Nivaldo vai curtindo o lance mais importante da sua carreira.
Nivaldo - Gol mais rápido Brasileirão (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)Nivaldo relembra como marcou o gol histórico (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)
Passagem no Cruzeiro
Com o sucesso obtido no Campeonato Pernambucano de 1992, quando foi artilheiro com 22 gols, Nivaldo foi contratado pelo Cruzeiro no ano seguinte para a disputa da Copa do Brasil, vencida pela Raposa, a maior conquista da carreira do ex-jogador. No time Celeste o pernambucano teve um breve sucesso, marcando 10 gols em 31 jogos, e chegou a ter como seu reserva ninguém menos do que Ronaldo Fenômeno. 
Com o tempo foi perdendo espaço por causa de problemas com alcoolismo e, dois anos após sua chegada na Raposa, acabou emprestado a clubes de menor expressão, até encerrar a carreira no time de Catende - que leva o nome de sua cidade natal - na 2ª divisão do Pernambucano em 2007.
Nivaldo também atuou pelo Serrano de Serra Talhada,onde em amistoso contra o Compare Futebol Clube fez um dos gols da vitória do Serrano diante do Compare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário