quarta-feira, 15 de junho de 2011

Petrolandia campeão de torneio Masters

HOMENAGENS E GOLS NO FINAL DE SEMANA

Tamanho da fonte: Diminuir fonte Aumentar fonte
image
Credito: Divulgação
Por Nilsom Brandão
Convidado que fomos, por Edísio Bezerra da Silva, que nos anos 80 conviveu com o futebol glorioso de Paulo Afonso, jogando de lateral esquerdo nas equipes por onde passou: Caveira, Portuguesa de Zé Galego, Seleção de Paulo Afonso, COPA, Santa Cruz e Rondon, estivemos sábado passado, dia 11/06, em Itaparica/Jatobá – PE, para cobrir uma homenagem feita ao pai dele, Elias Bezerra da Silva, que faleceu há vinte e três anos.
Na programação, Futebol Society com a participação de equipes de Paulo Afonso, de Delmiro Gouveia, Petrolândia e Itaparica/Jatobá. No elenco das equipes, jogadores com mais de 40 anos de idade, uma oportunidade rara de muita gente se ver de novo, dez, quinze, vinte ou mais anos depois de um período em que a juventude latente falava mais alto dentro das quatro linhas. Depois do futebol, aconteceu um “Momento de Oração”, seguido de um almoço oferecido a um grande público presente, ao som de Isaac e Banda. A música só parou para dar vez à premiação e às Homenagens que Edísio cuidadosamente relacionou.
No campo de futebol, do Clube Recreativo Itaparica - CRI, se enfrentaram os times de Delmiro Gouveia – AL x Petrolândia – PE (cada equipe com nove jogadores, incluindo o goleiro). A Vitória foi do time pernambucano, por goleada: 06 tentos a zero e Petrolândia ficou esperando o vencedor da segunda partida para decidir com quem ficaria o lindo troféu que estava sendo oferecido.
Time de Paulo Afonso foi formado com Joãozinho, Edmilson Bochecha, Paulo César, Ivaldo, Etevaldo, Raposão, Esquerdinha, Capá e Careca. No banco: Dito, Elder (Esportes) e Eder Rocha. No primeiro tempo, Edmilson Bochecha sentiu contusão caduca no joelho e não teve mais condições de continuar no campo de jogo. Isto foi ruim para o time pauloafonsino, visto que praticamente não tinha banco de reservas. Nas quatro linhas, Paulo Afonso estava melhor e, depois de receber um passe açucarado de Capá, Careca fez um a zero, que foi o placar do primeiro tempo. Itaparica estava todo encolhido; e aos 23 minutos da segunda etapa Lalau ampliou a vantagem para dois a zero; aos 26, Eder Rocha consolidou o triunfo: PAULO AFONSO 03 x 00 ITAPARICA.
Passava do meio dia quando Paulo Afonso, um bagaço de cansado, jogadores com uma gravata pendurada, partiu para decidir quem era o campeão, enfrentando Petrolândia, que estava fisicamente inteira. Negociaram o tempo de jogo para dois tempos de quinze minutos. Para os jogadores baianos, melhor que fosse direto para os pênaltis ou fizessem um sorteio. Petrolândia contava com: Regi, Rocha, Dinho, Moco, Naldinho, Laco, Juarez e João Bocão e ainda: Justo, Assis, Dada, Tico e Jadir.
No primeiro tempo, aos 12 minutos, time Petrolandense fez um a zero e na segunda etapa, com um golaço de Esquerdinha, aos 13 minutos, o placar no tempo normal ficou em 01 tento a 01. Ivaldo deixou o campo machucado e sacrificou mais ainda a equipe de Paulo Afonso, que não tinha mais com quem contar. Mesmo assim, conseguiu levar a decisão para os pênaltis e perdeu por três a um. Equipe de Petrolândia sagrava-se campeã e Paulo Afonso conquistava o segundo lugar. Pelo menos quatro atletas de Petrolândia não teriam respeitado o limite de idade estabelecido (mínimo de 40 anos), mas, como era uma brincadeira, ninguém protestou por escrito (risos).
Nas dependências do GREMITA, um almoço com pratos muito concorridos, foi oportunidade para que muita gente conhecida trocasse idéias, batesse longos papos e acompanhasse a solenidade de premiação com Troféus e Medalhas ao time campeão e ao vice, também dezenas de moradores, que receberam medalhões simbolizando gratidão, não faltando pronunciamentos carregados de saudade e de reconhecimento ao trabalho do Senhor Elias Bezerra da Silva. Claro que em muitas falações de oradores que se sucediam usando o microfone o coração falou mais alto e a emoção tornou aquele momento mais sublime. Valeu, Edísio, a programação foi 10!
O Radialista Nilson Brandão também foi homenageado, recebendo do também Radialista Assis Ramalho, que comanda um Programa Esportivo na cidade de Petrolândia, uma Placa de Prata, com a seguinte inscrição: ”Nilson Brandão. AO INCENTIVADOR DO ESPORTE PAULOAFONSINO E REGIÃO”. Taça Elias Bezerra da Silva, 11 de junho de 2011. Foi muito gratificante ser agraciado com o Troféu de Reconhecimento, que vai para nossa galeria de tantos outros que recebemos ao longo dos mais de trinta anos fazendo Rádio, orgulhoso de não se deixar corromper.
Antes de nos entregar a Placa, Assis Ramalho se curvou diante de nós mais de uma vez e nos reverenciou. Obrigado, companheiro, por todo aquele gesto de imenso respeito profissional. O Comentarista Nilson Brandão retribuiu a homenagem entregando uma Placa àquele cronista esportivo. A platéia aplaudiu bastante. Ao vivo, foi legal ouvir as palmas, porque trancado num estúdio só ouvimos a nossa própria voz.
P.S. Nos bastidores, o que falam de nós de bem ou de mal, as pedras que atiram contra gente séria (e sério no futebol é quem não tem medo nem foge da verdade, encara a Imprensa de frente, conversa abertamente, não é fantoche, não se esconde por trás de pseudônimos nem se acovarda falando pelas costas, presta conta dos seus atos), as falsidades praticadas com o intuito de destruir, traições, injúrias, inveja e blasfêmias somente Deus sabe! Tem nada não. Dona Zefa nos conforta: Nilson, “enquanto os cães ladram, a caravana passa”. Verdade, querida velhinha; na poeira, só fica a carniça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário